Segundo Mildson, esse projeto será implantado também nos demais distritos, para organizar os lixões e diminuir o impacto no meio ambiente.
Com compromisso e planejamento, a prefeitura de Itanhém tem procurado acabar com os conhecidos lixões, com objetivo de melhor organizar os resíduos sólidos da população do município.
Depois de ter criado o aterro controlado na sede, a gestão Mildson Medeiros, vendo a grande necessidade de resolver o mesmo problema em Santa Rita, adquiriu um terreno, nas medidas 40 por 60, e também construiu um aterro controlado do referido distrito.
O terreno, que fica aos fundos do cemitério, foi cercado em tela de 1,5m de altura e arame farpado, com guaritas de eucalipto. Possui cinco separadores de resíduos sólidos (ferro, plástico, alumínio, ossos e vidro) e uma cava de 6/15 para o aterro, onde somente os rejeitos do lixo são depositados. Os materiais recicláveis são separados e colocados nos separadores para destinação adequada.
O local foi completamente organizado para que todo resíduo da população seja aterrado de forma controlada, fazendo com que o impacto no meio ambiente seja reduzido.
O prefeito Mildson, junto com o vereador Agmar, o secretário de Administração e Finanças, Sady Neto, secretário de Turismo, Nem Mendes, o diretor de Meio Ambiente, Delzivan da Silva e a fiscal Ambiental, Joelma Silva estiveram no local conferindo o resultado dos serviços.
Segundo Mildson, esse projeto será implantado também nos demais distritos, para organizar os lixões e diminuir o impacto no meio ambiente. “Estamos implementando essas ações para organizar a maneira como descartamos o lixo do município, reciclando aquilo que ainda tem serventia, evitando as queimadas, gerando mão de obra e não deixando que resíduos sólidos se espalhem no meio ambiente. Estamos trabalhando para que todos os distritos tenham um aterro”, disse.
Jan Santos/Ascom PMI