O total de 18% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) partirão desta vez para o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Ao menos é o que indica a recente pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira, 16. A pesquisa toma como base os votos que ocorreram no segundo turno da eleição de 2018.
Do outro lado da moeda, Bolsonaro conquistou 8% dos eleitores que votaram em Lula naquele mesmo ano. O petista ainda perde votos para outros candidatos pré-candidatos. O total de 4% agora irão votar em André Janones (Avante), 3% em Ciro Gomes (PDT), 1% em João Doria e também 1% em Leonardo Péricles (UP).
Já os eleitores que elegeram Bolsonaro em 2018 distribuíram seus votos em Ciro e Doria, com 4% cada, e Janones e Simone Tebet (MDB), com 2% cada, além de Lula. O mesmo parâmetro mostra que PT conseguiu segurar uma fatia maior de seus eleitores, pois 77% dos que escolheram Haddad no segundo turno de 2018 agora pretendem eleger Lula neste ano. Bolsonaro manteve a confiança de 61% do eleitorado.
Ainda segundo o levantamento do PoderData, Lula permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 42%, dois pontos a mais que a pesquisa anterior, seguido de Bolsonaro, com 35%, que se manteve estável. Também pontuaram Ciro Gomes, com 5%, João Doria, com 4%, André Janones, que tem 3% e Simone Tebet, com 2% das intenções de voto.
Bnews