O descontrole da violência na Bahia, único estado onde a criminalidade não diminuiu, está gerando enormes prejuízos para o turismo na capital e no interior. O alerta é do vereador e ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco.

Ele lembrou os assaltos a turistas, bares e restaurantes nas últimas semanas, além do assalto a uma tripulação da Gol, que obrigou a empresa a cancelar o voo, e a morte de três policiais militares executados por bandidos. Tinoco cobrou do governo do estado providências urgentes.

Ele disse que não é nada agradável ver em todo o Brasil notícias de assalto a uma tripulação da Gol e a turistas em pleno Centro Histórico da cidade. “É óbvio que isso prejudica a imagem não só de Salvador, mas da Bahia. O turismo é um setor fundamental da nossa economia”, completou.

O vereador afirma que a insegurança dos governos petistas está prejudicando a imagem do estado no resto do país, com reflexo direto no turismo, um dos setores que mais gera empregos na Bahia. Os relatos de grupos de turistas sendo assaltados por homens armados no Pelourinho afastam os visitantes tanto da capital quanto do interior.

Tinoco observa que Salvador passou por uma grande melhoria no turismo, com a reurbanização de trechos da orla, a criação de novos equipamentos turísticos, a divulgação da cidade no Brasil e no exterior e o novo Centro de Convenções municipal.

“Nós temos uma vocação para o turismo, que é um setor importante para nossa economia, pois gera milhares de empregos em Salvador e movimenta o comércio e serviço da capital. Os governos do PT, infelizmente, não conseguiram combater o crime organizado e hoje a violência tomou uma proporção imensa”.

Aregião