O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia definiu, em sorteio, nesta sexta-feira (19), a ordem de apresentação e o tempo previsto para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos ao governo da Bahia no primeiro turno das eleições 2022.
A divulgação aconteceu durante Audiência de Elaboração do Plano de Mídia na Sala de Sessões do TRE-BA e reuniu representantes de partidos políticos, federações, coligações, emissoras de rádio e TV e demais veículos de imprensa.
A ordem da apresentação dos partidos e federações para governador no primeiro dia de campanha ficou definida desta forma, assim como o tempo por bloco:
- ACM Neto – Coligação “Pra mudar a Bahia” – 04:39
- Jerônimo Rodrigues – Coligação “Pela Bahia, pelo Brasil” – 03:39
- João Roma – Coligação “Bahia de mãos dadas com o Brasil” – 01:12
- Kleber Rosa – Coligação “Agora é vez do povo” – 00:27
Sorteio aconteceu nesta sexta-feira (19) na sede do TRE-BA — Foto: TRE-BA
Candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possa acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita — não terão acesso ao tempo em rádio e TV. Por isso, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) não terá tempo de propaganda.
Já na campanha para senador, os tempos são distintos. Como integram partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira, Cícero Ribeiro, do PCO, e Marcelo Barreto, do PMN, não terão tempo de rádio e TV. A ordem para o primeiro dia de exibição para o Senado ficou assim:
- Cacá Leão – Coligação “Pra mudar a Bahia” – 02:19
- Otto Alencar – Coligação “Pela Bahia, pelo Brasil” – 01:49
- Raissa Soares – Coligação “Bahia de mãos dadas com o Brasil” – 00:36
- Tâmara Azevedo – Coligação “Juntos vamos governar” – 00:27
Candidatos a cargos legislativos de AGIR, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Democracia Cristã (DC), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Unidade Popular (UP), Partido da Causa Operária (PCO), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) também não participaram do sorteio.
Durante a reunião, também foi acordada a forma de entrega das gravações, o que deverá ser feito em meio de armazenamento compatível com as condições técnicas das emissoras geradoras.
A audiência também sorteou a ordem das emissoras de rádio e TV responsáveis pela geração da propaganda para transmissão em rede. A geração do primeiro período do horário eleitoral, entre 26 de agosto e 29 de setembro, será feita pela TV Bahia e pela Rádio Bahia FM. Por sugestão dos participantes, a ordem de geração sorteada nesta sexta valerá também para o 2º turno, caso ocorra.
G1