Na ultima sessão 08 de novembro Lucas Bocão apresentou o projeto em questão, estabelece a comemoração para o dia 25 de julho, dia de São Cristóvão, o santo protetor dos caminhoneiros e motoristas. O caminhoneiro é um profissional de grande importância para o país, pois é ele quem movimenta a economia do Brasil, é o responsável pelo transporte de 60% da carga movimentada no Brasil, transportando o alimento da mesa do brasileiro, o ferro, o vidro, entre outros. Todos os riscos e dificuldades enfrentados pelo caminhoneiro em seu cotidiano, como assaltos, a distância, saudade da família e os perigos da viagem o tornam merecedor da homenagem.
A saúde do caminhoneiro deve ser entendida como uma coisa séria. A saúde do trabalhador caminhoneiro tem relação direta com a sua produtividade, o que, por consequência, impacta, de maneira direta, os resultados da empresa e seu balanço financeiro. Ou seja, a qualidade de vida do profissional tem grandes chances de aumentar os lucros e reduzir o desperdício dentro de uma organização .
Vale destacar que a rotina desse funcionário é um desafio a parte. Como os processos são burocráticos e o dia a dia desse profissional é corrido e cansativo, a função de motorista tende a gerar um aumento nos níveis de estresse. Além disso, a privação de sono pode colocar essas pessoas em estado de risco. Para evitar esses problemas – que podem se tornar, inclusive, acidentes -, é importante ficar atento à saúde do motorista.
Ascom/PlantãoTeixeira