Quem trafega pelas rodovias tanto BR 101 e BR 418 trechos entre (Teixeira de Freitas/ Itabatan), (Posto da Mata/Caravelas) estão acostumados com o grande fluxo das carretas da Suzano Celulose, que dia e noite utilizam essas estradas para transportar madeiras de eucalipto.

O fator principal é que essas carretas estão comprometendo bastante a estrutura dessas estradas da região do Extremo Sul da Bahia e em especial na região de Posto da Mata a Caravelas. A BR 418, que liga os Distritos de Helvécia, Juerana, Taquari a BR-101, foi inaugurada em abril de 2016, ao longo do trecho, foram realizadas a construção da rodovia e cinco pontes (Córrego Aparaju, Córrego Pindaíba, Córrego Taquari, Rio Peruíbe, Rio São Miguel). O empreendimento foi executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com o 2º Batalhão Ferroviário do Exército de Araguari/MG e o asfalto já encontra-se deteriorado por conta dessas carretas. A situação é critica, o trecho Posto da Mata, Caravelas depois do trafego das carretas, a estrada ficou literalmente destruída, com enormes buracos, causando vários acidentes.

Falta de pesagem destrói asfalto em rodovias federais do Extremo Sul, moradores ouvidos por nossa reportagem afirmam que empresas trafegar acima do limite de peso essa situação, já que o risco de acidente na estrada se torna ainda maior devido ao desgaste excessivo na rodovia.

Tyago Ramos/PlantãoTeixeira