Lucas Bocão foi as redes sociais cobrar do prefeito Marcelo Belitardo que estudantes tenham gratuidade no transporte coletivo no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O benefício, que é previsto em Projeto de Lei precisa ser cumprido pelo prefeito, também seria válido em dias de exame vestibular destinado ao preenchimento de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Lucas Bocão explica que a medida visa facilitar o acesso dos estudantes às provas. “Nossa ideia é que a gratuidade seja garantida nos dias de exames presenciais. Para ter direito à gratuidade, bastaria a apresentação de documento oficial de identificação com foto, acompanhado do comprovante de inscrição no exame, em formato digital ou impresso”, explicou frisando que, o gestor precisa ter cuidado com estudante ofertando serviços essenciais como o transporte público.

Hoje, o Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no país. Realizando a prova, o candidato tem a oportunidade de participar de programas do Governo Federal, como o sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

“É papel do poder público criar oportunidades. Não podemos permitir que estudantes deixem de fazer a prova por falta de dinheiro para pagar a passagem de ônibus. A gratuidade abre o caminho para que os candidatos cheguem ao local da prova e deem o seu melhor. Estamos falando de sonhos, da construção do futuro”, lembrou Lucas Bocão.

Redação/PlantãoTeixeira