Com uma expectativa do funcionamento no ano passado uma entrevista ao jornal Metro1 no dia 23 de outubro, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a retomada e ampliação dos voos regionais na Bahia, com destaque para a inclusão de Teixeira de Freitas.
Realidade bem diferente toda região aguarda retomada dos voos no Aeroporto 9 de Maio, está fechado para voos comerciais o entrave seria a homologação do PAPI pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) da Aeronáutica, que fornecerá o relatório final para a liberação do sistema. A ANAC também exige a instalação do PAPI em ambas as cabeceiras do aeroporto, e já há uma licitação em andamento para viabilizar essa instalação na cabeceira principal.
A falta de voos está tendo reflexos na Costa das Baleias, que amarga prejuízos por deixar de receber voos diários. Em alta temporada e feriados, costuma receber voos lotados.
Situação preocupante para desenvolvimento da Costa das Baleias, restaurantes, hotéis e o comércio das cidades litorâneas. Pelo aeroporto, chegam famílias de empresários que se hospedam na cidades, aquecendo economia regional. Com falta de voos o município acaba perdendo uma fatia importante de clientes, que são turistas vindos de diferentes partes do Brasil.
Redação/PlantãoTeixeira