O valor equivale ao pagamento de 30  leitos de UTI exclusivamente para o atendimento dos pacientes com coronavírus, em um mês, feito pelo Ministério da Saúde aos estados

O deputado federal Uldurico Júnior já gastou  R$ 660 mil em “consultoria da atividade parlamentar”, conforme levantamento feito pelo plantão Teixeira, baseado nos dados disponibilizados pela Câmara dos Deputados.

Os parlamentares  VILAALBA(PP), Marcos ABRÃO(PPS) tiveram gastos menores com o serviço: cada.

Dos  representantes baianos, apenas o deputado Uldurico Júnior  teve  gastos com a consultoria acima da média da atividade parlamentar.

O gasto não tem razão: a Câmara tem à disposição dos deputados consultorias legislativas especializados em 22 áreas distintas, inclusive todas as que Uldurico usa serviços privados.

Gil Castello Branco, fundador da ONG Contas Abertas, diz que esse tipo de gasto é uma das práticas que mais dão margem para caixa 2. “Se for necessário assistência jurídica dentro do mandato, o parlamentar pode recorrer à estrutura da própria Câmara. Não era para ser necessário consultoria. Isso dá margem para caixa 2. Se é algo particular não pode ser pago com dinheiro público. O dinheiro público tem que ser vinculado ao interesse da sociedade.”

Castello Branco vê como “brecha na legislação” a possibilidade de contratação de escritório de advocacia para prestação de consultoria parlamentar. “Por isso, é que os partidos se interessam tanto por manter esses serviços. O escritório registra essa atividade, mas não presta serviço algum e há a possibilidade de o dinheiro voltar para o bolso do parlamentar.”

Redação/PlantãoTeixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui