Na madrugada do último sábado, dia 02, o ex-vereador e comerciante João Francisco Dias, de 82 anos, foi vítima de latrocínio – que é roubo seguido de morte – no distrito de Ibirajá, interior de Itanhém. O crime deixou a comunidade estarrecida por tamanha crueldade.

Após a ação criminosa, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional – PETO/44ª CIPM saiu em diligência para localizar e prender os autores.

Na tarde deste domingo, dia 03, os militares, em incansável diligência continuada, receberam uma denúncia dando conta de que o suspeito estaria escondido na casa de sua mãe, localizada a Rua São Geraldo, a mesma onde o ex-vereador foi morto.

No endereço citado, a PM localizou quem seria o suspeito do bárbaro crime, identificado como Edmilson Pereira Mendes, vulgo “Mineirinho”. Após diálogo com os militares, ele informou onde residia o seu comparsa, F.S.A, que também foi detido.

Com os suspeitos, a PM apreendeu 67 reais, que seriam parte do valor roubado. Ainda segundo informações, após o ocorrido, eles foram para Medeiros Neto “curtir” e gastar o dinheiro do latrocínio. Eles chegaram a se hospedarem em um hotel, localizado na Praça Bernardo Muniz.

Edmilson Pereira Mendes e F.S.A, de 24 e 26 anos respectivamente, foram conduzidos e apresentados na sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior – 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas. Por falta de materialidade, eles foram ouvidos pelo delegado plantonista e liberados em seguida.

Ainda de acordo com informações, o autor do latrocínio seria Edmilson Pereira Mendes e que F.S.A só teria participado da farra, ajudando a gastar o dinheiro da vítima. Agora, o caso será encaminhado para o delegado substituto de Itanhém, Júlio Teles, que vai dar prosseguimento nas investigações e realizar novas oitivas e possivelmente pedir a prisão preventiva do suspeito.

O crime

Segundo informações, vizinhos sentiram a falta de João Dias e, ao procurá-lo, o encontraram morto no interior de sua casa, apresentando lesões contundentes na cabeça e sinais de tortura pelo corpo. João Dias, além de aposentado, trabalhava com um pequeno comércio de venda de cacau. Ele foi vereador no município de Itanhém na década de 80.

Por: MDD