O píer irmãos Cajueiro, uma homenagem aos pescadores Geraldo e Dilson, chama atenção pela grandiosidade e estrutura da obra que tem mais de 600 metros quadrados.
A inauguração aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (22), com apresentação da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) e do grupo SBGuig
O Pier da Barra de Caravelas é o maior em atividade em todo o estado da Bahia, medindo 288 metros de cumprimento por 2,5 metros de largura, equipado com quatro escadas laterais e duas nas cabeceiras, todas projetadas para o embarque e desembarque, em diferentes níveis de maré.
Com parte da estrutura fixa e parte flutuante, o píer é mais um ponto turístico e de lazer, e foi construído para proporcionar mais dignidade aos pescadores e marisqueiras, e irá impactar positivamente na vida dos caravelenses.
A obra utilizou quase 5 mil sacos de cimento, duas carretas de canos de 200 milímetros, 55 toneladas de madeira e quase uma tonelada de pregos e parafusos navais (galvanizados à fogo). Tem ainda à disposição dos pescadores, um guincho extrator (conhecido como ‘pau de carga’), projetado para suportar até 1 tonelada, durante colocação r retirada de motores em barcos.
Uma área coberta com 32 metros quadrados (8m x 4m) protege os pescadores, durante o embarque e desembarque no terminal flutuante de 28 metros quadrados (7m x 4m), utilizado para facilitar a chegada e a saída de barcos.
Atenta à esse potencial, a administração do município de Caravelas construiu um espaço receptivo (com acesso à internet e wi-fi livre), instalou bancos utilizados em praças públicas, transformou o espaço de madeira, num ambiente paisagístico, bem iluminado e seguro, inclusive, mantendo um vigia no local.
O novo píer ampliou as opções de operadoras de turismo e de agentes de viagens, possibilitando o embarque e desembarque de visitantes na Barra de Caravelas, principal destino turístico do município.
O píer irmãos Cajueiro, uma homenagem aos pescadores Geraldo e Dilson, chama atenção pela grandiosidade e estrutura da obra que tem mais de 600 metros quadrados, e segundo o prefeito Silvio Ramalho, foi construído com recursos próprios.
Anunciada em 27 de agosto de 2020, as obras começaram no mês de novembro daquele ano, uma semana após a vitória na reeleição do atual prefeito, que costuma destacar o fato de ter concluído, mais uma grande obra, com recursos próprios do município, oriundos de taxas e impostos (iptu, alvará, licença, etc). “Sem dúvidas, não é fácil começar e terminar uma obra dessas, sem recursos externos. A pergunta que todos fazem é como se conseque? A resposta é: responsabilidade com recursos públicos e boa gestão”, destacou.
Para Gilminha, presidente da Câmara de Vereadores, a administração Silvio Ramalho se supera a cada dia. “O trabalho do prefeito está presente na sede, na barra e em todo município, e se torna o maior presente. Se torna mais bonito ainda quando eu vejo em cada detalhe o que o senhor prefeito tem feito por nossa terra, não é simplesmente trabalhar, mais é cuidar das pessoas através de cada secretaria que existe em nosso município” disse o presidente.
O deputado estadual pelo PP, Carlos Robson, o Robinho, ficou encantado com a obra parabenizou o prefeito Silvio Ramalho por sua coragem e pela iniciativa de fazer uma obra que não só atende aos pescadores da barra de Caravelas, mas também é um atrativo turístico e disse “Caravelas era uma cidade apática, que não tinha a alto estima tão elevada como esta tendo agora, fico feliz porque Silvio deu motivação ao povo, colocou a alto estima de seu povo lá nas alturas. Então parabéns Silvio, que você seja copiado por outros políticos, por outros gestores, e não só nessa obra, mas numa administração de constantes obras e trabalhos, Caravelas hoje é uma outra cidade. Que você seja exemplo pra outros gestores da nossa região” concluiu Robinho.
Considerado um dos melhores prefeitos da Bahia, Silvio Ramalho (PP), se destaca a cada ano de seu mandato fazendo obras em todo município, obras estas que chamam atenção pelas estruturas e detalhes.
“O nosso objetivo é fazer a coisa acontecer, todas as obras que nós temos feito nesse município, são obras que já estavam almejadas a mais de 15, 20 anos, todas elas, nós não pegamos outra fase, esse píer já chegou a ser feito até um pedaço e infelizmente a água levou tudo, mas agora nós fizemos com estrutura, uma coisa bem feita, esse píer é uma obra de grande necessidade, para atender os nossos pescadores e ao mesmo tempo pode atender a parte turística de nossa barra de Caravelas” disse o prefeito.
A cerimônia e descerramento da faixa inaugural contou com a presença de Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), Robinho (Deputado Estadual), Major Barbosa (Comandante da 88ª CIPM), Bruno Faria (Delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro), Tenente Coronel Hélber Viana (Comandante do 18º Grupamento de Teixeira de Freitas), Alencar (Inspetor da Polícia Civil), Gilmar de Souza (Presidente da Câmara Municipal), vereadores, secretários municipais, pescadores, visitantes e moradores.
Neuza Brizola/Bahiaextremosul