As chuvas intensas das últimas 24h deixaram mais de 300 famílias desabrigadas em Itabuna, no sul da Bahia, segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O maior número de desabrigados está concentrado nas áreas ribeirinhas do Rio Cachoeira, que corta o município, principalmente na Rua de Palha (Maria Matos) e Bananeira (Lomanto), até o final da manhã deste sábado (25).

O número de desabrigados foi contabilizado pela Semps até as 10h deste sábado de Natal. “As equipe estão mobilizadas, auxiliando as famílias dos bairros Nova Itabuna, Rua de Palha, e do Bananeira numa ação conjunta com a Defesa Civil do município”, diz a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.

Uma central foi montada na Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua CAsemiro Rego, 40, no Góes Calmon, próximo ao restaurante Daniel San, e no Lactário, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, no Zildolândia, para receber doações.

“Estamos todos atentos, preocupados e unindo esforços para assistir à todos”, disse Andrea Castro. As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas para Escolas Municipais e Igrejas próximas das localidades atingidas. “Roupas, água, alimentos prontos, colchões, e cobertores estão sendo as necessidades mais urgentes no momento”.

PONTES INTERDITADAS

Devido ao aumento de volume de água e baronesa no Rio Cachoeira, a Superintendência de Serviços Públicos interditou o tráfego de veículos e de pessoas na Ponte Miguel Calmon (Marabá) e de transeuntes na Passarela da Ilha do Jegue. A Ponte Lacerda de acesso ao São Caetano também teve remoção, mas com interdição parcial, sentido São Caetano-Centro. A medida visou a segurança da população e facilitar a utilização de uma escavadeira hidráulica para a remoção das plantas aquáticas.

Pimentanamuqueca