O presidente nacional do DEM, ACM Neto, bateu boca com uma repórter durante a abertura da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (1º). O gestor de Salvador se irritou ao ser questionado se existe apoio do DEM ao partido Jair Bolsonaro (PSL). A sigla e o próprio Neto têm silenciado diante dos posicionamentos extremistas recentes do presidente – incluindo a polêmica com os nordestinos e insinuações a respeito da morte pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante a ditadura militar.

“Quem é que está apoiando? Em que posicionamento? Nós apoiamos? Você me viu apoiar? Você viu alguém do partido apoiar? Não estou na base… Isso aí é coisa sua, me perdoe. Você está querendo colocar palavras na boca do presidente nacional do partido. Não vou deixar. Não estou na base”, disparou o prefeito da capital baiana. O DEM tem três ministros no governo, além do comando da Câmara e do Senado.

A repórter, então, questionou se a aproximação com o presidente fragiliza o partido. Neto rebateu novamente. “Que aproximação? De quê? Em hora nenhuma o partido anunciou nenhum apoio formal ao governo exatamente para manter a liberdade de se pronunciar sobre cada ação. Na agenda econômica, é uma agenda do país, não é uma agenda do governo ou do presidente apenas, estamos inteiramente alinhados como foi o caso da Reforma da Previdência, porque o Brasil precisa voltar a crescer paga gerar empregos. Agora, no restante, cada um fala por si. Não vou concordar com coisas que não tenham a ver com os nossos princípios e bandeiras”. 

E finalizou: “Você está completamente errada. Não existe posição de apoio automático. O partido não integra a base oficial do governo. Agora, a gente quer que o país dê certo. Não vamos trabalhar pelo pior melhor. Esse governo começou há seis meses. Ainda temos muito tempo pela frente. Não vamos fazer aqui um trabalho de ficar boicotando ninguém. Agora, também não vou responder e nem justificar declarações de quem quer que seja no sentido contrário do que a gente pensa. Cada um no seu quadrado”.

Na semana passada, durante a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, Neto foi o convidado de honra do presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o chefe do executivo federal fez afagos ao aliado baiano. Chamou-o de “garoto” e mencionou seu avô, o ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães. “Te chamo de garoto porque você é muito mais novo do que eu. Lá na frente você ocupará a cadeira honrosa que ocupo”, afirmou, prevendo uma possível vitória presidencial de Neto no futuro.

Bnews  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui