Nesta sexta-feira (4), acontece dentro da 37ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, pelo segundo ano consecutivo, a Exposição Ranqueada de Nelore. A etapa classifica animais para o concurso nacional, conforme explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dori neves.

“É interessante dizer que os animais aqui campeões estão habilitados a concorrerem a fase nacional em Uberaba- MG, na Expo Zebu, o que demonstra a qualidade superior do gado concorrente. Fator que melhora o rebanho através do cruzamento genético. Se hoje temos um gado de melhor qualidade é por conta de eventos como esse, que buscam a excelência genética vista pelos olhos do júri técnico”.

Guilherme Fabri, Juiz da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, esteve participando do evento e comenta a respeito dos critérios de escolha dos animais campeões. “Quando nós estamos em uma feira como essa, o julgamento é nada mais nada menos que um tipo de concurso de beleza onde os animais são divididos em categorias por idade e sexo. Dentro de nosso difícil trabalho de julgamento avaliamos vários pontos como, por exemplo, os animais com melhores aprumos, tanto parado como caminhando, os mais bonitos, proporcionais, harmoniosas e de boa musculatura, visando o julgamento dos animas para a cria do gado de corte”.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Nelori do Estado do Rio de Janeiro (Nelori Rio), o Sr. Adilsom Bom. “O evento é trazido pela Nelori Rio, que tem no Sul da Bahia uma de suas diretoras e ela por sua vez, tem se empenhado em trazer o evento também para Teixeira e como encontramos aqui o apoio e incentivo total do Prefeito Temóteo, da Secretaria de Agricultura do Município e da COOPMISTA estamos aqui pelo segundo ano com a Exposição Ranqueada de Nelore”.

Junto as atividades de hoje no parque ainda aconteceram a 22ª Expo Mangalarga Marchador e o 3º Leilão de Genética e Leite.

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui