Produtores rurais do município de Alcobaça estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (18), como o preito Léo Brito, o secretário de Agricultura, Ademar Botelho e o ex prefeito Jakão, para a última reunião do ano. Estiveram presentes a reunião, o presidente da Câmara de vereadores, Érico Miranda e o vereador Pipi.



O evento aconteceu na quadra de esportes do distrito de São José de Alcobaça, e teve como objetivo discutir a licitação do PNAE e a distribuição de 100 mil alevinos doados pela Bahia Pesca ás pessoas integrantes das 36 associações de produtores rurais do município.

A agricultura familiar tem se tornado uma das principais economias do município “A nossa agricultura ainda é a maior renda do município, porque o turismo é temporário, nós temos praticamente 60 dias do turismo, a nossa pesca também não é a mesma de antigamente, nós tínhamos aqui a região da lagosta, e hoje já não é mais, então o que mantem o dinheiro do nosso município circulando chama-se agricultura familiar.” Disse Ademar Botelho e concluiu que o agricultor recebe todo o incentivo da administração Léo Brito e o custo é praticamente zero.

Para Antônio Domingos- Presidente da Associação Comunidade Flor do Campo é um passo muito importante para a agricultura familiar do nosso município, onde a administração Léo Brito vem fazendo um trabalho em parceria com as associações de cada comunidade, e foram feitos estudos e levantamentos através de parceria com empresas privadas no desenvolvimento da agricultura familiar, e nós, fazendo esse apanhado, esse levantamento que a piscicultura é uma das atividades dentro da agricultura familiar, que vem trazendo a rentabilidade para as famílias na comercialização e ate mesmo para seu consumo próprio. 

Mailson de Oliveira, presidente da associação do Rancho Queimado disse que é uma melhoria muito grande para os produtores, ele reconheceu que está entrando agora ainda tem pouco conhecimento, mas sabe que é bom e que vai dar um Up na economia das mais de 300 famílias que fazem parte da associação e terminou dizendo que já existe um projeto para que eles participem do PNAE.

“Esses alevinos são um sonho de todos os agricultores do município de Alcobaça, e com a parceria do governo do estado com a prefeitura, junto ao prefeito Léo Brito e a câmara de vereadores, conseguimos para o nosso distrito e todo o município, mais de 100 mil alevinos, que vão atender 36 associações, fora pessoas que não estão associados, então, para nós é um ganho muito grande. Eu acredito que o ano que vem nós vamos conseguir mais algumas demandas para o município” disse o vereador Pipi. 

Segundo Érico Miranda, presidente da Câmara de vereadores, a importância da entrega desses alevinos é muito grande para o município e para a credibilidade, as pessoas já não acreditam em politicas publicas, e Alcobaça vem fortalecendo essa confiança com trabalho. E é uma ação que devemos parabenizar a secretaria de agricultura que tem investido e incentivado o produtor rural gerando renda e dignidade para o homem do campo.

“Essa ação vai impulsionar a nossa economia, já que 100 famílias foram atendidas e poderão utilizar os peixes para sua própria alimentação e a comercialização, a partir da reprodução e da venda. Nossa administração tem trabalhado para possibilitar novas oportunidades, que geram emprego e renda para nosso povo. É Alcobaça avançando todos os dias” disse o prefeito Léo Brito.

Alcobaça vem se destacando na produção de maracujá, e de mandioca e com a parceria com o governo do estado os produtores vão receber, segundo Ademar Botelho, mais de 30 mil mudas de plantas para recuperação de APP e mudas frutíferas de qualidade como, Graviola, laranja, banana da terra, e banana prata. Ainda para o início do próximo ano, é aguardada a chegada de máquinas novas doadas pelo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui