Dois agentes penitenciários foram suspensos, por noventa dias, acusados de incitar paralisação da categoria. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (28), pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização na Bahia, Nestor Duarte.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, a decisão não tem ligação com a paralisação de 48h que a categoria fez nesta segunda-feira (27). Segundo ele, a punição teria sido por conta de uma paralisação de 24h, feita em março de 2017, quando a categoria protestou contra a morte de um servidor que trabalhava no Conjunto Penal de Feira de Santana e foi morto no município de Irará, durante um assalto.

“Já faz dois anos e até hoje o crime não foi elucidado. Nós repudiamos veemente esse ato do secretário. Essa decisão visa cercear o direito de reivindicar”, criticou o presidente do Sinspeb.

“Os dois servidores nunca tinham sido punidos nem com advertência. São servidores exemplares. É um processo arbitrário, sem direito de defesa e altamente perverso. Com essa decisão, pais de família ficarão sem condições de suprir as necessidades básicas das famílias. Estão tirando o pão das bocas dos filhos dos servidores”, disse Reivon.

Segundo ele, na próxima terça-feira (4), será realizada uma assembleia unificada com os policiais civis. “A partir daí, poderá ser deliberada uma nova paralização ou uma greve geral”, alertou.

Bnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui