Numa cerimônia para políticos, estudantes, servidores e familiares do patrono do CIE no final da tarde desta sexta-feira (14/08), o prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) consagrou o batismo da estrutura do Centro de Iniciação ao Esporte que está em fase final das suas obras de conclusão e trata-se de um instrumento que amplia a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integrará, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Na presença da viúva Adriana Policário e das filhas Yasmim, estudante de medicina e Isadora, estudante de medicina veterinária, o prefeito Temóteo Brito inaugurou CIE imortalizando o professor Wander Policário no novo instrumento esportivo do município e homenageou a família presente, dizendo que a homenagem era ainda muito pouca, pela importância e pelo o que representou Wander Policário, como cidadão, pai, esposo, professor, coordenador político, consultor educacional, amigo e companheiro de todas as horas. A viúva Adriana visivelmente emocionada ao lado das filhas também discursou enalteceu a figura do marido e se disse agradecida pelo conhecimento a memória do seu esposo.

O Patrono

Wander Policário nasceu em 1956 na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no vale do rio Doce, no leste de Minas Gerais, mas sua juventude foi em Caratinga, na mesorregião do Vale do Aço Mineiro, onde se bacharelou em Ciências Sociológicas e também se formou com licenciatura plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga, em 1981. Wander Policário chegou a Teixeira de Freitas no ano de 1991, após ter sido aprovado em concurso público para professor substituto da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, dez anos após o Campus-X da instituição ter sido fundado na cidade.

Wander Augusto Policário além de sociólogo e matemático de formação, ele era pós-graduado em Matemática Superior e em Matemática Fundamental, mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona de Havana, Cuba. E doutor em Ciência da Educação pela Universidad de la Empresa-Facultad de Ciencias de la Educación de Montevideo, Uruguay. Era professor titular do Campus-X da Universidade Estadual da Bahia. Exerceu importantes cargos políticos na região, como a titularidade da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, nas gestões 1997/2000 e 2001/2004. E titular da Secretaria Municipal de Administração de Mucuri, na gestão 2005/2008.

No primeiro ano do atual mandato do prefeito Temóteo Alves de Brito, ele ocupou o cargo de Chefe Municipal de Gabinete, mas acabou entregando a função para retornar as suas missões públicas na UNEB, objetivando agregar seus benefícios para sua futura aposentadoria. Professor e homem público de grande reconhecimento, respeitado em todos os meios, amante dos animais e aprendeu a gostar dos gatos (os animais preferidos dos intelectuais), por influência da sua filha mais nova, Isadora.

Por Athylla Borborema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui