O estado para fazer uma manobra contábil e transferir obrigações trabalhistas. Os 800 médicos, que atendem pelo SUS, serão obrigados a aceitar a contratação através de uma empresa terceirizada ou como empresa individual.

A denúncia vem sendo feita pelo sindicato da categoria, mas é ignorada na maior parte da mídia baiana, comprometida com o governo estadual. A presidente do Sindimed, Ana Rita de Luna, informa que a classe entrou em estado de assembleia permanente para acompanhar o caso.

A assembleia já decidiu invocar os artigos 48 e 49 do Código de Ética Médica, que impede outros médicos de ocupar as vagas dos 800 que forem demitidos pelo estado, sob pena de responder processo ético no Conselho Regional. Rui escolheu a Semana Santa para enviar os avisos de demissão.

11 anos sem concurso

Ana Rita diz que a demissão dos médicos, que trabalham em hospitais, deixa a população exposta a ser atendida por profissionais contratados sem critérios técnicos ou experiência. “A classe vem sendo obrigada a trabalhar com contratos precários através de empresas que intermediam a mão de obra”.

Em março, o Sindimed-BA protocolou no Ministério Público do Trabalho denúncia sobre o modelo de contratação do Governo da Bahia, que há 11 anos não faz concurso público. A dirigente explica que essa prática burla a obrigatoriedade constitucional do concurso público.

“Esse modelo também expõe pacientes a riscos. Nessas contratações não são exigidos critérios técnicos ou experiência, nem são feitas provas de seleção. Na prática, esse credenciamento acaba abrindo outras brechas para o descumprimento da lei”.

“Muitas dessas organizações, criadas especificamente para agenciar os médicos, não cumprem requisitos legais essenciais. Por outro lado, os médicos ficam subordinados pessoalmente aos gestores dos hospitais e expostos à possíveis assédios”.

Sem divulgação

Outro ponto levantado pelo Sindimed é que os processos não são divulgados. “Não há divulgação sequer no site da Sesab. Um grupo restrito é que sabe das contratações a ser feitas”. As empresas é que providenciam os contratos e o ingresso de médicos.

Elas também fazem alterações sociais próximas às datas de contratação de determinado grupo de médicos, emitem nota fiscal e distribuem plantões. A assessoria jurídica do Sindimed reuniu dados de contratações com evidências de favorecimento e práticas ilícitas.

Mais de R$ 151 milhões foram pagos pelo estado através de 238 contratos no último ano, a 232 empresas. Esses recursos se referem apenas a contratos com empresas onde médicos são sócios. Não inclui contratos com organizações sociais que contratam médicos.

Aregião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui