A reportagem do Liberdade News recebeu várias denúncias de moradores do Distrito de Posto da Mata, pertencente ao município de Nova Viçosa, sobre o fechamento da Subdelegacia do distrito. A redação do site vem recebendo inúmeras mensagens, denunciando a dificuldade no registro de Boletim de Ocorrência. “A delegacia foi fechada sem nenhuma informação à população. Isso é um absurdo. Qualquer caso que precisar fazer um registro, é preciso se deslocar até a sede em Nova Viçosa”, reclamou um morador.

“Já vai fazer dois meses que a delegacia está fechada. Estamos desorientados. Nem todo mundo tem condições de ir até a sede para registra um Boletim de Ocorrência. Além do gasto, do tempo e do transtorno, muitas vezes não vemos resultados, e isso tem aumentado o número de furtos e roubos”, disse outro morador. “Onde não tem Justiça a violência impera. Casos que podiam ser registrados aqui, agora até mesmo a Polícia Militar precisa ir até a sede, deixando distrito desguarnecido”, ”, argumentou outro morador do distrito que não quis se identificar.

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o número de homicídio está em alta em Posto da Mata. No mês de abril de 2020, não teve nenhum homicídio em Nova Viçosa. Já este ano, só em Posto da Mata teve 04 homicídios. E já na primeira semana deste mês de maio, já foram registrado mais 02 homicídios no município. Nossa equipe de reportagem levantou informações de que uma Portaria da Coordenadoria de Polícia do Interior (8ª COORPIN), assinada pela coordenadora Valéria Chaves, teria motivado o fechamento da Subdelegacia.

De posse dessa informação, tivemos acesso à Portaria n°  de 21 de março de 2021, em que a delegada coordenadora faz suas orientações quanto ao funcionamento da Subdelegacia em Posto da Mata, bem como nos demais distritos. A delegada considerou que a sede da Delegacia é no Município de Nova Viçosa; que o número servidores é reduzido e que estes devem permanecer na sede, e só deslocar em caso de necessidade; que o transporte de presos deve ser feito pela equipe da delegacia e que não há delegacia em distritos.

No final da Portaria, após as Justificativas, a delegada determinou que a partir do dia 25 de março de 2021, todos os servidores (delegado, escrivão e investigadores) deverão estar presentes todos os dias na sede do município, e somente se deslocar em equipe, se comprovada e justificada a necessidade para o Distrito de Posto da Mata, ou outros distritos pertencentes ao município de Nova Viçosa. Procurado por nossa equipe de reportagem, a delegada Valéria Chaves informou que a Portaria dela foi para que o delegado e os servidores dessem mais atenção à Sede. “A Portaria não era para fechar a Subdelegacia”.

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, a Subdelegacia de Posto da Mata contava com 04 servidores do município, sendo dois escrivães “Ad Hoc” (nomeados) e outros dois funcionários de serviço geral. Nossa equipe de reportagem não conseguiu informações se estes funcionários foram retirados pelo município e isto motivou o fechamento da Subdelegacia.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e a Assessoria enviou uma nota para a redação do Liberdade News.

Segue a Nota na Íntegra:

A 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Teixeira de Freitas) informa que as ocorrências voltarão a ser registradas no Posto de Atendimento, localizado no distrito de Posto da Mata, contudo, o trabalho de Polícia Judiciária no município de Nova Viçosa é realizado pela Delegacia Territorial (DT) daquela região, localizada no centro da cidade. Quando necessário, o reforço é empregado por equipes daquela Coordenadoria.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui