Levantamento feito pelo instituto Compasso Pesquisa em Itabuna com divulgação nesta terça-feira exclusivamente pelo site “Políticos do Sul da Bahia”, aponta a liderança do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) na corrida ao Palácio de Ondina, nas eleições de 2022.
De acordo com o levantamento, ACM Neto pontuou 47.84% das intenções de votos para governador da Bahia na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados. O senador Jaques Wagner (PT) vem em seguida, com 29.05% das intenções. O Senador Otto Alencar (PSD), teve 5.4% e o ministro João Roma (Republicanos) aparece com 1.73%. Brancos e nulos somam 8.42%. Entre os entrevistados, 4.97% não souberam ou não responderam a pergunta.
Na pesquisa também testou os impactos de apoiadores nacionais nas campanhas eleitorais para o Palácio de Ondina. ACM Neto, com o apoio de Ciro Gomes (PDT), também lidera as intenções, com 40.17% das preferências. Já Jaques Wagner, com o apoio de Lula (PT), tem 38.77%. João Roma com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega a 7.88%.No cenário acima, a simulação de segundo turno entre Neto e Wagner, o democrata venceria o petista com 44.6% contra 38.44%.
A pesquisa foi realizada de 4 a 10 de agosto, teve aproximadamente 926 entrevistados e um intervalo de confiança de 95%.