O prefeito Manrik Teixeira, por sua vez, afirma que o apoio do Governo do Estado, por meio da SDR, tem sido um grande parceiro de sua gestão. “Nosso agradecimento vai para o governador Rui Costa e para o secretário Josias Gomes, bem como para a equipe da Biofábrica. Com essas mudas e com o apoio dos técnicos do Consórcio Construir, vamos ajudar a melhorar a vida de nossa população”, finaliza.
O Governo do Estado, através do Projeto de Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais para a Agricultura Familiar, doou 25 mil mudas à prefeitura de Vereda, no extremo-sul. Foram 10.500 mudas de Mandioca, 5.000 de Goiaba paluma e 10 mil de Cacau seminal. As mudas foram produzidas e entregues pelo Instituto Biofabrica da Bahia.
As doações foram executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Diretoria de Agregação de Valores e Acesso a Mercados, e da Coordenação de Mudas e Bioenergias. “O objetivo é promover a inclusão produtiva e socioeconômica das famílias, e a Biofábrica está inserida nesse processo, dando efetividade às políticas públicas do governo estadual”, comenta o presidente da Biofábrica, Jackson Moreira.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, o Governo apoia os produtores familiares de todo o estado, e a Biofábrica tem sido uma grande parceira. “Este ano já distribuímos mais de 500 mil mil mudas da Biofábrica, e estamos caminhando para um milhão. Ao todo, a SDR já investiu R$ 2,1 bilhões na agricultura familiar do estado”.
Josias afirma que o programa funciona e se expande com a adesão dos municípios “Queremos que os prefeitos incorporem esse propósito de aumentar a produtividade agrícola”, declara o secretário. As solicitações de mudas podem ser feitas no portal http://www.portalsdr.ba.gov.br/ssms/.
Foi o que ocorreu em Vereda. A ação do prefeito Manrik Teixeira garantiu as 25 mil mudas que já atendem a mais de 300 famílias do município e do Consórcio Construir. “Hoje este segmento é o coração do nosso estado que gera empregos, renda e garante comida nas mesas dos baianos e baianas”, completa o secretário Josias Gomes.
Redação