Nesta sexta-feira, 17 de setembro, a Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, através da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota pública após a confirmação de dois casos da variante Delta do Sars-CoV-2, originária da Índia.
A Delta, assim como outras variantes, apresentam mutações genéticas múltiplas. Ela apresenta maiores índices de transmissão e maior probabilidade de gravidade.
Conforme nota publicada, em Medeiros Neto, exames laboratoriais detectaram a variante em uma mulher de 29 anos, sem comorbidades e em uma criança de um anos e três meses. Em ambos os casos, houve a ocorrência de sintomas leves e alta sem necessidade de internação.
A mulher realizou coleta para exame RT-PCR em 04 de agosto, com resultado em dois dias e cumprindo isolamento de 11 dias. Apenas o marido veio a apresentar sintomas e também fez a coleta. Eles negaram ter viajado ou tido contato com pessoas de outras regiões.
Nesse caso, não havia ocorrido aplicação de nenhuma vacina contra a covid-19. Houve liberação do isolamento em 11 de agosto, sem necessidade de internação.
A criança de um ano e três meses teve contato com caso positivo, mas o indivíduo negou ter viajado ou tido visitas de outras regiões. Os pais levaram a criança para a avaliação médica, quando foi feita a coleta para o RT-PCR, em 06 de agosto. Foi cumprido o isolamento e liberado em 13 de agosto.
Em resposta às confirmações, a Secretaria de Saúde afirma estar seguindo com as investigações dos casos e realização de testagens em massa, conforme vem sendo divulgado em seus veículos oficiais de comunicação.
Por: MDD