A Secretaria Municipal de Educação e Cultura ratifica a Nota publicada no dia 4 sobre o início do ano letivo de 2022 com aulas no formato remoto. Essa decisão também tem sido tomada por outros tantos municípios em virtude da crescente onda da Covid-19 e suas variantes, além da influenza, que atingiu as cidades a partir da segunda quinzena de janeiro e início de fevereiro.


Ressaltamos que o fluxo de pessoas circulando quando do início das aulas presenciais na rede municipal é de aproximadamente 25 mil pessoas (profissionais e estudantes) por dia. Temos um Protocolo de Biossegurança em vigência e as escolas recebem as reposições necessárias de EPI’s.


No tocante às manutenções/reformas das unidades escolares, já no primeiro ano da atual gestão foram entregues 09 reformas de grande porte, 04 serão entregues ainda esta semana e outras duas serão finalizadas em breve. Para uma rede composta por 71 prédios em condições tão precárias, realizamos muito trabalho.


Ainda há muito a ser feito, principalmente na educação infantil, que soma anos após anos com pouquíssimo ou nenhum investimento em infraestrutura, recebendo alunos em prédios alugados, mal adaptados e a atual gestão já retomou no primeiro ano de trabalho obras em quatro creches abandonadas e negligenciadas nas gestões anteriores.


Nesses tempos de pandemia há que se pensar também na qualidade dos ambientes que acolhem estudantes e profissionais. Não desmerecemos a ansiedade pelas aulas presenciais, pois estas são, de fato, fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes e respeitamos as reivindicações dos responsáveis que desejam que seus filhos tenham o que lhes é de direito, frequentarem uma escola de qualidade.


Imbuídos pelo senso de responsabilidade, a secretária de educação e toda sua equipe vem trabalhando com afinco para fazer a diferença necessária tanto no trato aos profissionais, quanto ao atendimento a estudantes e suas famílias. Os professores seguem no mesmo compromisso e responsabilidade de cumprir com o dever que lhes é inerente a função de educadores.
Em breve receberemos nossos queridos estudantes num retorno presencial.

Ascom/PlantãoTeixeira