Após denúncias de que havia um local de desmanche e receptação de caminhões roubados/furtados oriundos do Espírito Santo, duas equipes da CIPE/Mata Atlântica e uma equipe da Policia Civil deslocaram até o referido endereço para fundamentar uma possivel intervenção policial.
No local indicado, as equipes visualizaram um veículo de placa RBG-9G87 roubado na cidade de Vilha Velha/ES, deflagrando a ação das forcas de segurança.
Foram recuperados também, outros dois caminhões que estavam com placas divergentes dos números dos chassis.
As equipes encontraram uma cabine, um muck, uma carroceria e diversas peças do caminhão VW 24280, de placa ODP-4731, furtado em 19/06/22 no Espírito Santo. O dono da oficina ao lado do galpão, afirmou ter comprado peças dos caminhões irregulares, sendo conduzido por receptação.


Em continuidade, os policiais receberam informacões, de que dois caminhões de uma empresa que comercializa frutas, foram roubados/furtados no ES e clonados. Um deles, de placa LPT-6703 foi localizado abandonado em um posto de combustível na cidade de Teixeira de Freitas. No dia seguinte, surgiram novas denúncias a cerca de caminhões adulterados que estavam no pátio da empresa de frutas. As equipes da Caema e da Polícia Civil deslocaram ao local supra citado e se depararam com mais 5 veículos, que após a verificação junto a prepostos da PRF, foi confirmado a adulteração em todos os caminhões. Por fim foram localizados e apreendidos mais dois caminhões da empresa de frutas com restrições de roubo/furto
Diante dos fatos, os materiais foram encaminhados para a Delegacia de Teixeira de Freitas, juntamente com o receptador.

Na sequência, “Demétrio”, abriu o portão do espaço anexo à oficina, onde após verificação, notou-se que todos os veículos que ali se encontravam estavam adulterados, sendo apreendidos, 01 Caminhão VW 30330 CRC 8X2, cor branca; 01 Caminhão VW 10.160 DRC 4X2, cor branca, ostentando a placa PKR-4B42 (Mercosul); 01 Caminhão Mercedes Benz Accelo 1016, cor amarela, ostentando a placa OYJ-6022 e 01 Caminhão VW 24280 Costeleti, de cor branca (Desmontado), placa policial ODP-4731 (Cabine, Carroceria, Munck).

Os investigadores avistaram diversas peças de caminhões na oficina de “Demétrio” e este admitiu que comprou as seguintes peças do caminhão Muck citado, sendo um eixo de truck, uma suspensão, e 02 (duas) bandas de chassi. “Demétrio” recebeu voz de prisão, foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. Os caminhões foram encaminhados para o pátio legal.

CIPE/MA/Ascom/PlantãoTeixeira