Depois de o governador Rui Costa alegar que eram “informações falsas plantadas na imprensa pelos adversários”, o União Brasil confirmou a informação de que negocia com o PT na Bahia. A base da conversa seria a retirada da candidatura petista ao estado em troca de ACM Neto apoiar Lula no primeiro turno.

O PT apoiaria Neto e, como contrapartida, o UB também daria apoio a Haddad (PT) para o governo de São Paulo, indicando o vice, além de retirar a candidatura de Luciano Bivar a presidente. O UB declarou que este ponto não pode ser negociado, já que Bivar pretende seguir até o fim.

A proposta previa que Bivar sairia candidato ao Senado na chapa de Danilo Cabral, do PSB de Pernambuco. Porém existe também uma resistência do PSB sobre a vaga de senador, o que levou à opção de candidatura a deputado federal, com apoio de Lula para ele presidir a Câmara em 2023.

As conversas continuam e revelam um ponto importante: ACM Neto, que tem a preferência dos baianos justamente para tirar o PT do poder, pode se aliar a Lula e ceder aos petistas secretarias importantes no Governo do Estado, mantendo o poder do PT na Bahia.

Aregião