Um policial militar se referiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “vagabundo” numa discussão com a deputada estadual reeleita Olívia Santana (PT), neste domingo (30), em frente ao Colégio Henriqueta Martins Catarino, em Salvador. Antes da ofensa do PM a Lula, a deputada chamou os policiais de “bolsonaristas” (vídeo abaixo do texto).

De acordo com a parlamentar, os PMs intimidaram eleitores de Lula e do candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que estavam reunidos diante da escola, local de votação da deputada. Já os PMs afirmaram que cumpriram o dever legal de coibir boca de urna, conduta que atribuíram ao grupo petista. Um dos policiais chegou a tomar bandeiras das mãos dos eleitores e da própria Olívia Santana.

Após o ocorrido, Olívia afirmou que está bem, apesar de se sentir ultrajada, pois estava acompanhada pela mãe de 88 anos. “É o que mais me doeu”. Para a deputada, ela e o grupo de eleitores foram vítimas de um ato covarde.

– Ele fez o que fez porque estava diante de mulheres negras, homens negros, de pessoas da periferia. Mesmo eu sendo uma deputada, fui tratada de maneira altamente desrespeitosa. Aos olhos impregnados pelo racismo, uma preta será sempre uma preta – escreveu Olívia em uma rede social.

O Comando da Polícia Militar ainda não se manifestou sobre a ocorrência. Olívia Santana disse que fez contato com o coronel Paulo Coutinho e, segundo ela, o comandante da corporação “promoveu a retirada dos policiais e ficou de promover o processo de apuração dos fatos”. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apura o caso. Confira o vídeo.