Eunápolis: Sete adolescentes, responsáveis pelas invasões e atos de vandalismo ocorridos no último fim de semana na Escola Fernando Alban, no bairro Urbis II, em Eunápolis, foram identificados pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (08). Segundo as investigações, os envolvidos, que têm entre 11 e 17 anos de idade, são alunos do próprio colégio vandalizado.

Eles confessaram à polícia que agiram em retaliação pelo fato de terem sido barrados, na portaria da escola, durante uma festa de Halloween ocorrida na sexta-feira (5) à noite. A entrada para a festa era restrita a alunos de uma turma da escola que promovia o evento.

ATOS DE VANDALISMO – As depredações foram praticadas nas madrugadas de sábado (5) e de domingo (06), quando os infratores invadiram a escola portando porretes e usando máscaras. Após ameaçarem o vigilante, eles arrombaram portas, danificaram bebedouros, saboneteiras, carteiras e brinquedos da área de lazer. Também espalharam biscoitos e outros alimentos da merenda escolar pelo pátio da escola. Apesar da destruição, nada foi levado.

De acordo com o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno, o vigilante que estava na escola no momento da invasão tentou a reprimir a ação, mas não conseguiu impedir por se tratar de um grupo grande de adolescentes.

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS – Os adolescentes, entre 13 e 17 anos, foram conduzidos e ouvidos em um Boletim de Ocorrência Circunstanciada (BOC). Já o menino de 11 anos será ouvido oportunamente na Vara da Infância e Juventude.

Segundo a polícia, a conduta dos adolescentes poderá gerar medidas socioeducativas, a serem definidas pela Vara da Infância e Juventude. Além disso, os responsáveis legais dos envolvidos poderão ser acionados para reparar os danos ao patrimônio público.

COMUNIDADE ASSUSTADA – Alunos, professores e a comunidade do entorno da escola ficaram assustados, imaginando se tratar de uma ação praticada por integrantes de facção criminosa.

Devido ao vandalismo, as aulas na Escola Fernando Alban precisaram ser suspensas na segunda-feira (07), mas as atividades já foram retomadas nesta terça-feira.

Fonte: Radar64