Teixeira de Freitas: O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas tem se destacado pela atuação à frente da Casa Legislativa. Sempre atento aos problemas da cidade, vem buscando cumprir bem o seu papel de legislador. Esta semana, o presidente da Câmara, Uivanthê Brito Andrade, esteve na capital baiana (Salvador), em uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues e o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola.

O vereador “Tequinha”, como é mais conhecido, entregou nas mãos do governador, o Ofício 17/2023, reivindicando melhorias para o município de Teixeira de Freitas. “Sabemos que este governo assumiu o compromisso de executar políticas públicas com responsabilidade, oferecendo mais espaço aos municípios para que o Estado da Bahia, em todas as suas regiões e municípios sejam contemplados com ações importantes e impactantes”.

Continuando, no ofício, o presidente da Câmara Municipal solicita ao governador, o apoio junto às Secretarias e órgãos competentes para fortalecer e estimular ações na cidade de Teixeira de Freitas, que é considerada a maior cidade do Extremo Sul e uma das maiores da Bahia. Entre os tópicos e projetos de melhorias, o vereador citou itens como a) Manutenção e ou novas instalações das pontes e estradas vicinais do município; b) Pavimentação Asfáltica do distrito de Duque de Caxias á Nova Tribuna; c) Incentivo para pavimentação entre os distritos do municípios e entre os distritos e o município.

O vereador solicita ainda apoio para Reforma do Estádio Municipal; Reforma do Ginásio Municipal; Disponibilização de material básico (bolas, redes, coletes, kits infantis) para incentivo às escolinhas e projetos sociais que visam o esporte como meio de combate à violência; melhorias nos campos dos bairros da cidade; Instalação de um Campo Sintético no Bairro Colina Verde, considerado um dos maiores bairros da cidade e melhorias nas estradas de acesso rural.

O vereador solicitou também melhorias no escoamento da produção do agricultor; no acesso à água (perfuração de poços artesianos, barragens; máquinas de perfuração de poço e máquinas de auxilio rural, entre outros; Apoio com verba, cursos e estruturas aos eventos, feiras da agricultura familiar e feira do agricultor e moradia rural com modo sanitário domiciliar.

“Aproveito a oportunidade para que através da força deste Governo, possamos reativar o viveiro municipal. Solicito o apoio de V.S” para que seja ofertado ao Município mudas frutíferas e mudas de mandiocultura para fortalecer o pátio da mandiocultura. Vale ressaltar o nosso interesse em incluir o projeto Bahia Mais Forte em nossa cidade. Assim, solicitamos o kit para desenvolvimento do aludido projeto em Teixeira de Freitas. Quanto ao Projeto Bahia Pesca, solicitamos apoio junto a Secretaria Estadual para dar suporte, até mesmo financeiro, à piscicultura no município”.

“Nós almejamos mudar a cidade na questão de desenvolvimento rural, para isso, solicito ainda parceria com V.Sa, para que possamos trazer para Teixeira de Freitas a regularização de posse de terra. Esse pedido baiseia-se no elevado número de posse de terra não legalizada. Urge a necessidade de corrigir isso. Vale ressaltar que estas ações potencializarão o desenvolvimento do município de Teixeira de Freitas. Solicito o apoio de V.Sa, a fim de transformar a realidade da cidade, destacando as principais necessidades em políticas públicas de qualidade”.

O vereador Tequinha encerra o Ofício 17/2023 expressando votos de estima e consideração, acreditando na receptividade e boa vontade com que o governador tem se mostrado para com a nossa cidade e região. “Sabemos da importância de Teixeira de Freitas no cenário baiano, uma cidade pujante, que cresce sem parar, e que faz fronteira com dois estados do Sudeste. Teixeira precisa avançar, e estamos muito confiantes no apoio do Governo do Estado para alcançarmos grandes conquistas para a cidade”, disse Tequinha.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews