Porto Seguro: Policiais ambientais da CIPPA/PS flagraram um caso de maus-tratos a animais na manhã desta sexta-feira (15/09), durante a realização da Operação Força Total no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro.

Enquanto conduziam uma barreira ambiental, os PMs abordaram um motociclista que tentou furar o bloqueio. Uma busca pessoal revelou que o homem transportava em uma mochila uma minúscula gaiola de metal com três periquitos australianos. As aves estavam em condições precárias, privadas de comida e água.

O motociclista admitiu à polícia que explorava os pássaros como forma de entretenimento para turistas e para vender seus produtos na praia. Diante da crueldade, o infrator foi conduzido à Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda, onde foi registrado um caso de maus-tratos, de acordo com o artigo 32 da Lei 9605/98.

Além disso, constatou-se que a motocicleta estava sem o lacre obrigatório da placa, e o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

As três aves resgatadas foram entregues a fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Causa Animal, que tomarão as medidas necessárias para garantir seu bem-estar.

LEI MUNICIPAL PROÍBE PRÁTICA – A exploração de pássaros para entretenimento em praias é ilegal no município de Porto Seguro, conforme estabelece a lei nº 1731/21. A legislação proíbe a ‘exploração e exposição abusivas de pássaros da fauna silvestre e exótica’ para fins comerciais ou de entretenimento em áreas públicas ou privadas.

Fonte: Radarnews