A primeira fase da Operação Lockdown, uma grande força-tarefa de segurança pública, foi concluída nesta segunda-feira (26) na Bahia. A ação resultou no cumprimento de 59 mandados de prisão contra membros de facções criminosas com atuação interestadual e na apreensão de meia tonelada de drogas ilícitas.

Foco no Desmantelamento de Grupos Criminosos e Tráfico Interestadual

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o principal objetivo da operação é o desmantelamento de grupos criminosos envolvidos em uma vasta gama de delitos. Isso inclui tráfico de armas e de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores, com foco especial nas organizações que atuam nas regiões de divisa da Bahia com outros estados.

O nome “Lockdown” faz referência ao esforço para impedir a entrada em território baiano de drogas e armas advindas de outros estados, simbolizando um “bloqueio” contra a atuação dessas quadrilhas.

Ampla Mobilização de Forças de Segurança

A Operação Lockdown mobilizou um grande contingente de forças de segurança, demonstrando a integração e o trabalho conjunto entre as instituições. Participaram da investida equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A participação da Seap foi crucial, já que mandados de prisão também foram executados dentro de unidades prisionais, visando desarticular a atuação criminosa de dentro para fora dos presídios.

A SSP-BA ressalta a importância dessas ações integradas para fortalecer a segurança pública no estado e combater o crime organizado.

Redação/PlantãoTeixeira