Porto Seguro: Policiais ambientais interromperam, no sábado (2), uma supressão ilegal de vegetação em uma fazenda localizada no bairro Alto do Villas, no distrito de Arraial d’Ajuda, litoral sul de Porto Seguro. A operação foi realizada após recebimento de denúncia pelo Disque-Denúncia.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma área devastada de aproximadamente 1 quilômetro de extensão e por 10 metros de largura, o que equivale a 10 mil metros quadrados. Além disso, flagraram um operador utilizando uma escavadeira hidráulica para realizar o desmatamento ilegal.

GERENTE NÃO TINHA LICENÇA AMBIENTAL – O gerente da propriedade, que se apresentou no momento da fiscalização, não tinha documento de autorização ambiental para o corte da vegetação. Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 38 da Lei Nº 9605/98, foi emitido um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra os responsáveis pelo desmatamento.

HABITAT DE MACACOS – Moradores do entorno se mostraram indignados com a destruição da natureza. Segundo eles, a área onde ocorreu o desmatamento é de preservação permanente, pois abriga a nascente do rio que deságua na praia da Pitinga. O local também é habitat de muitos macacos, aves e outras espécies animais, além de ter vegetação nativa de Mata Atlântica e árvores de grande porte.

A ação policial ocorreu somente depois que a escavadeira havia passado todo o dia de sábado trabalhando na propriedade. Além da derrubada de árvores de grande porte, também foi feita queimada no terreno.

Fonte: Radarnews