A Prefeitura Municipal de Alcobaça por meio da Secretaria de meio Ambiente emitiu nesta manhã uma nota de esclarecimento acerca do ressurgimento de fragmentos de óleo na praia do município.

A nota relembra que há três anos manchas de óleo chegaram às praias do Nordeste, o que ficou conhecido como um dos maiores desastres ambientais já registrados no Brasil. Segundo IBAMA mais de 5 mil toneladas de óleo já foram retiradas do mar.

No mês de agosto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alcobaça foi noticiada sobre a possibilidade do ressurgimento de novos fragmentos de óleo na costa do Nordeste. Desde então a SEMMAM tem realizado monitoramento diário de pontos específicos, cujos relatórios têm sido encaminhados ao IBAMA e ao INEMA.

Porém, desde o dia 09/10/22 identificou-se um aumento significativo no volume de fragmentos encontrados na Orla de Alcobaça, assim como também nos municípios litorâneos vizinhos. A partir daí a equipe da SEMMAM realizou ações de recolhimento com apoio da Secretaria de Obras, e o material recolhido foi encaminhado para o INEMA.

A nota informa ainda que, afim de monitorar e sanar o problema, a SEMMAM uniu esforços com as Secretarias de Saúde e Ação Social para organizar mutirões de limpeza diária nas praias.

Na oportunidade, o órgão está convocando toda população para que se mobilizem numa ajuda voluntária participando dos mutirões de limpeza organizados pela SEMMAM conforme cronograma abaixo:

Quarta – 19/10

Quinta – 20/10

Sexta – 21/10

O mutirão terá saída às 6h da manhã da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por ASCOM/PlantãoTeixeira