Guaratinga: O grande volume de chuvas previsto para esta semana no Extremo Sul já começa a causar problemas na região. Em Guaratinga, no fim da manhã desta segunda-feira (24), a água cobriu o desvio construído sobre o rio dos Frades, na BA-686, isolando os povoados de Cajuíta e Barra Nova, na zona rural, da sede do município.

Enquanto a água não baixa, moradores desses dois importantes distritos, onde estão localizados cinco assentamentos, precisarão fazer um trajeto muito mais longo, via Itabela, para chegar à cidade.

PROBLEMA ANTIGO – O desvio foi construído no fim de abril deste ano, depois que a ponte de madeira que havia o local desabou durante a passagem de um caminhão-baú. O motorista e o ajudante conseguiram sair por uma janela do veículo, que caiu no rio. Eles não ficaram feridos.

Desde 2019, os moradores vêm pedindo a reestruturação da ponte. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), responsável pela estrada, chegou a informar que seria feita uma nova ponte, de concreto, mas a obra nunca foi iniciada.

Quando foi concluído o desvio, o governo do Estado voltou a prometer a construção da nova ponte ainda em 2022, mas a licitação ainda não saiu.

Fonte: G1