Eunápolis: Um dos homens que, segundo as investigações, pode ter relação direta com a morte de um policial, em Eunápolis, foi um dos alvos da oitava fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (16), na Bahia, com o objetivo de cumprir mandados de prisão relacionados a crimes de diversas natureza.

Com prisão temporária decretada pela justiça de Eunápolis, Marcos Paulo dos Santos Vaz, 25 anos, o ‘Nego Banguelo’, foi preso à tarde, na casa de uma advogada, no bairro Centauro. No curso das apurações, ele foi citado com um dos criminosos que integrava o grupo que matou o policial.

“Quando chegamos e informamos a ela [advogada] a existência do mandado, e que ela abrisse a porta, ela abriu a porta e ele [Nego Banguelo] se entregou. Não houve resistência por parte dele e nem da advogada”, informou o delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coorpin.

PM TAMBÉM MATOU SEU ASSASSINO – O soldado Daniel Santiago de Souza, 33 anos, foi morto durante uma discussão com um traficante em uma festa de paredão, na madrugada do último dia 5 de março, no bairro Colonial. Na troca de tiros, o assassino também foi baleado pelo PM e morreu no hospital. Um amigo do policial foi atingido por uma das balas e ficou gravemente ferido.

Poucas horas após o crime, a polícia já havia tentado prender ‘Nego Banguelo’, realizando buscas em uma casa na região central da cidade, onde ele poderia estar escondido. Uma das suspeitas da polícia é que ele pode ter roubado a pistola do PM Daniel Santiago.

“Vamos interrogá-lo sobre sua participação no fato. O principal é saber sobre a arma de fogo do policial militar e também sobre seus documentos pessoais, que segundo informações teriam sido subtraídos durante a ação criminosa”, disse o delegado.

‘Nego Banguelo’ já responde a dois inquéritos por suspeita de tráfico de drogas.

Nos dias seguintes à morte do policial, pelo menos três pessoas suspeitas de envolvimento no homicídio foram mortas em operações da PM.

UNUM CORPUS – Mais de 263 pessoas com mandados de prisão por vários crimes foram presas na Bahia, como resultado da oitava fase da Operação Unum Corpus.

Na Costa do Descobrimento, área de atuação da 23ª Coorpin, os policiais civis prenderam 23 pessoas, por crimes relacionados a homicídios, tráfico de drogas, furto, roubo, estupro de vulnerável e exploração sexual de menor. Somente em Santa Cruz Cabrália, houve nove prisões.

“Nós continuamos no embate, buscando reduzir a violência na região. Sabemos que estamos vivenciando momentos tensos, por conta dessa guerra entre duas facções criminosas, mas nós da Polícia Civil, e todas as forças de segurança, em conjunto, trabalhamos para reestabelecer a paz no município de Eunápolis”, reforçou o delegado.

RESULTADO DA OPERAÇÃO NA REGIÃO

Distribuição por unidade:

09 Cabrália
03 1ª DT/Porto Seguro
01 2ª DT/Arraial D’Ajuda
02 Belmonte
02 Itabela
02 Guaratinga
02 Eunápolis
02 DRFR/Eunápolis

Distribuição por tipo de prisão:

07 Prisões Preventivas
04 Prisões Temporárias
08 Prisões por Pensão Alimentícia
04 Autos de Prisão em Flagrante

Fonte: Radarnews