Teixeira de Freitas: Um conjunto de ações culminou na identificação de um corpo do sexo masculino, encontrado em estado avançado de decomposição, já em processo de esqueletização. A ossada estava em uma área fechada de vegetação, e foi encontrada no dia 13 de janeiro, em uma fazenda, às margens BA-290, rodovia de acesso ao distrito de Santo de Antônio de Barcelona, no município de Caravelas.

O corpo foi removido ao IML, passou por necropsia e estava no IML há 65 dias. Havia pouquíssimo fragmentos de pele e carne pelo corpo, sendo necessário um trabalho mais minucioso do perito médico, Dr. Marcelo Guimarães, que conseguiu através do exame do osso da pélvis determinar que se tratava mesmo de uma pessoa do sexo masculino. O médico determinou também a causa da morte, como sendo violenta (homicídio). O perito Sandro de Abreu encontrou pedaços de pele em alguns dedos, e deu início ao tratamento com reagentes forenses e hidratação da pele, conseguindo coletar fragmentos de impressões digitais.

O Departamento de Polícia Técnica precisava de informações sobre possíveis desaparecidos para que a ficha datiloscópica fosse pedida, podendo realizar o confronto das impressões e determinar a identidade da vítima. Foi feito uma lavagem das roupas usadas pela vítima, pois estavam em situação precária devido à decomposição do corpo, e o Liberdade News publicou a matéria: DPT divulga imagens de roupa encontrada em ossada no interior de Caravelas: Corpo encontra-se no IML de Teixeira.

Através da matéria, a irmã da vítima, Gissely Ribeiro dos Santos, de 31 anos, moradora de Vitoria/ES, reconheceu a roupa do seu irmão e entrou em contato com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. A irmã ainda encaminhou um vídeo que foi gravado do seu irmão, e que ele estava usando a mesma roupa. O DPT solicitou que ela enviasse algum documento da vítima, e a mesma enviou uma foto do RG expedido no estado de Minas Gerais. O perito Sandro solicitou ao Instituto de Identificação de Minas Gerais a ficha datiloscópica, e comparou as digitais, conseguindo concluir a identificação.

Segundo o coordenador do DPT, Eder Amorim, o corpo apresentava poucos fragmentos de tecido nas mãos o que dificultou o exame pelas impressões digitais, mas, com um trabalho minucioso do perito Sandro Abreu, houve um tratamento e recuperação de fragmentos de impressões, o que levou ao perito comprovar que a ossada encontrada seria de Jeferson Ribeiro dos Santos, de 27 anos, natural de Nanuque/MG. Segundo a Gissely, o seu irmão teria saído de Vitória no dia 23 de dezembro de 2022, e desde então não havia mais notícias dele.

Confirmada a identificação através do exame necropapiloscópico, a Gissely Ribeiro compareceu no Departamento da Polícia Técnica (DPT) na manhã deste domingo (19) para a retirada da ossada do seu irmão. Ainda abalada com o acontecimento, ela conversou com a nossa reportagem e disse que o seu irmão estava com uma pessoa na cidade de Medeiros Neto e sumiu desde o dia 23 de dezembro. “Estávamos sempre procurando, aí vi a reportagem e juntei umas coisas com a outras, entrei em contato com a Polícia Técnica e descobri que era mesmo o meu irmão”.

“De imediato providenciei toda a documentação necessária, e a partir daí, com muito cuidado e com muito carinho, os exames foram realizados, e tivemos o resultado final. Quero agradecer ao Liberdade News por ter divulgado a informação com responsabilidade, e por ter aguardado o tempo necessário para levar noticia certa, no momento certo. Quero agradecer também ao trabalho dos peritos, pois, poderíamos ficar anos aguardando um resultado de DNA. O Departamento está de parabéns pela competência e por atender tão bem a gente nessa situação tão triste”, finalizou Gissely.

Segundo a irmã, Jeferson Ribeiro será sepultado no Cemitério Municipal da cidade de Serra/MG, ainda na tarde deste domingo (19).

O perito Eder Amorim ressaltou a importância desse trabalho em conjunto. “Todos os servidores tiveram grande importância nesse trabalho. A equipe tem se esforçado no sentido de identificar o máximo possível de corpos sem identificação, proporcionando aos familiares sepultar seus entes queridos, acabando coma angústia da procura”, disse Eder.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews