Caravelas está se preparando para o “Velas em Caravelas”. Esse período, que está se tornando uma tradição da cidade, vem atraindo veleiros de diversas partes do mundo percorrem longas distâncias pelos mares. Dessa vez, os hospedes estão participando da REGATA REFENO, uma competição que parte de Recife com destino a Fernando de Noronha. Com a passagem prevista de cerca de 70 veleiros em suas margens neste ano, a empresa de sede caravelense ‘SANUK Embarcações’ está traçando estratégias para aproveitar esse período e torna-lo um evento turístico único, capaz de impulsionar a economia local e promover valores sustentáveis e educativos. A Secretaria de Turismo e Cultura já se manifestou ao ceder apoio, para esse e para os próximos grupos de velejadores.
Há mais de duas décadas, os moradores de Caravelas têm sido conhecidos por sua hospitalidade e espírito acolhedor, como Gau, umas das diretoras da empresa SANUK, recebendo e ajudando os velejadores que chegam à cidade. Esse gesto caloroso criou laços duradouros entre os moradores e os navegadores, consolidando Caravelas como um ponto de parada essencial para os participantes das regatas mundo afora.

Outro motivo para a chegada de cada vez mais veleiros, é a segurança que a calmaria do largo braço de mar de Caravelas pode prover aos viajantes. Além disso a cidade é a mais próxima de um paraíso dos mares, Abrolhos, as ilhas que compõem o arquipélago de Abrolhos, possuem a maior diversidade marinha do Atlântico Sul, e é o berçário das baleias Jubartes, comumente encontradas entre os meses de julho até novembro.
Neste ano, Caravelas recebe a chegada de um grupo nacional, chamado Farofeno, e um grupo internacional, Braile, a maioria dos veleiros fazem parte da regata REFENO. Essa diversidade de participantes gera um ambiente miscigenado de culturas e nacionalidades ao evento, enriquecendo a experiência tanto para os velejadores quanto para os visitantes e moradores locais.


Com o intuito de aproveitar a oportunidade de impulsionar ainda mais o turismo e agregar uma nova tradição à identidade náutica da cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura já demonstra seu apoio na criação de marinas, divulgação do período da passagem dos veleiros, e futuramente ceder infraestrutura para o Velas em Caravelas se tornar um evento oficial.
Em entrevista com a ASCOM Caravelas, a Secretária de Turismo e Cultura disse:
“São poucas as cidades que tem essa facilidade de forma orgânica, e parece que Caravelas tem todas as qualidades necessárias pra sediar um evento como esse. A equipe da secretaria de Turismo e Cultura está trabalhando para fortalecer a nossa identidade náutica e cada vez mais poder sediar, organizar e ofertar eventos como o ‘Velas em Caravelas’. Algo assim movimenta a economia e leva o nome da cidade por caminhos de divulgação de difícil acesso. O nicho de eventos em ambiente marítimo é gigantesco e oferece uma entrega de retorno muito confiável, tanto pra espalhar o nome da cidade quanto para incentivar a chegada de cada vez mais turistas.”
A iniciativa de transformar o período da passagem dos veleiros em um evento oficial tem um potencial significativo para movimentar a economia local. A chegada dos velejadores e a presença de turistas durante o evento trarão um aumento no fluxo de visitantes, beneficiando diretamente setores como hospedagem, alimentação, comércio local e serviços turísticos. Além disso, a valorização da cultura náutica de Caravelas e a promoção da sustentabilidade podem gerar uma projeção positiva da cidade como um destino turístico responsável e comprometido com a identidade náutica e com o crescimento econômico sustentável.

PlantãoTeixeira/Ascom