A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou ações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nesta semana, além de vídeos informativos e explicativos em nossas redes sociais que você pode conferir clicando aqui, também estão ocorrendo palestras nas instituições de ensino, e informativos nas salas de espera das UBS.

Na manhã desta quinta-feira (26), a equipe de Vigilância Epidemiológica, juntamente com a atenção básica, os Agentes de Combate às Endemias, e a Secretaria de Infraestrutura, realizou um mutirão de combate às Arboviroses e ao Aedes no bairro São Lourenço.

Na manhã da próxima sexta-feira (27), as equipes irão dar continuidade da ação anterior com a coleta de lixo e limpeza de áreas mais críticas do bairro.

Para ajudar na campanha, confira algumas ações que devem ser tomadas:

• Mantenha a caixa d’agua e as lixeiras tampadas

• Descarte corretamente todo resíduo que possa acumular água

• Mantenha os baldes e garrafas com a boca virada para baixo

• Coloque areia nos vasos das plantas

• Guarde pneus em lugares cobertos

• Limpe regularmente o quintal e a piscina da sua casa

Em relação ao Carro Fumacê, trata-se de uma medida de caráter emergencial, disponibilizado pelo Governo do Estado. Ele é utilizado apenas para bloqueio de transmissão e controle dos surtos. Por isso, para um trabalho efetivo de prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, é fundamental que todos façam a sua parte e eliminem os focos do mosquito.

Ascom/PlantãoTeixeira