A Secretaria de Saúde de Caravelas anuncia uma conquista notável para a saúde e o bem-estar da comunidade local: o Laboratório Municipal de Caravelas obteve o certificado de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Esta conquista representa um marco crucial, destacando o compromisso contínuo do laboratório com a precisão nos serviços de saúde.

O Laboratório municipal em Caravelas demonstrou uma evolução muito acentuada, já que começou a funcionar em junho de 2021, e já em julho de 2022 iniciou o processo de envio das análises no padrão de qualidade fidedignos aos exigidos pelo PNCQ.

O PNCQ é um programa que estabelece padrões rigorosos para laboratórios clínicos em todo o país, garantindo a precisão e confiabilidade dos resultados dos exames. Ao alcançar essa certificação, o Laboratório Municipal demonstra sua conformidade com os mais elevados níveis de qualidade em todos os procedimentos e análises realizados.

A Secretária de Saúde Marina Ramalho:
“Durante 1 ano fomos acompanhados pelo programa, recebendo produtos e entregando a análise completa do nosso laboratório. Nesse processo as análises enviadas foram qualificadas com o padrão de Excelência do PNCQ, e recebemos no dia 14 desse mês o certificado denotando essa excelência. Estamos muito felizes como equipe, porque a gestão da saúde pública vem acumulando conquistas que mostram principalmente o compromisso dos funcionários com o padrão exigido pelo município.”

Para os cidadãos de Caravelas, essa conquista traduz-se em acesso a um serviço laboratorial que se equipara aos melhores do Brasil, assegurando que as decisões médicas sejam embasadas em informações sólidas e seguras. Essa certificação não apenas aprimora a qualidade do atendimento médico, mas também fortalece a confiança nos serviços de saúde locais.

Um futuro mais saudável e seguro tem se tornado um lema recorrente para a cidade de Caravelas, que vem se destacando no cenário do extremo-sul baiano. Acumulando pódios no Previne Brasil, conquistando o certificado do Alvará da Vigilância Sanitária do estado, além de muita outras conquistas, e agora o Certificado do PNCQ, cada vez mais o compromisso da Saúde Pública de Caravelas vem se tornando referência na região!

ASCOM/PlantãoTeixeira