Chegou às minhas mãos a pesquisa que o grupo político de um pré candidato a prefeito de Teixeira de Freitas mandou fazer. Essa pesquisa,na linguagem dos profissionais de marketing,leva o nome de Quali- Quanti.Ela é uma junção da pesquisa qualitativa, que identifica os fenômenos qualitativos.É aplicada para investigar as razões do comportamento humano, isto é, porque as pessoas pensam ou fazem certas coisas. O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais.E a quantitativa, cujo objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, apontando preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade.Usada em campanhas eleitorais,ela mede o tamanho da preferência e da rejeição pelos candidatos envolvidos na disputa.

A pesquisa que o grupo político mandou fazer,é para saber o terreno em que está pisando e começar a posicionar o seu candidato e também,como enfrentar os adversários e os obstáculos que estes colocarão.Essa pesquisa faz uma leitura mais aprofundada sobre a motivação e o raciocínio das pessoas. Me estendi um pouquinho sobre o lado técnico das pesquisas,para o leitor poder avaliar a seriedade do dado que essa pesquisa detectou.

É uma pesquisa interna,não será publicada,só poucas pessoas do grupo terão acesso a ela.

O grande dado que essa pesquisa detectou foi: – O MORADOR DE TEIXEIRA DE FREITAS TEM MEDO DE FICAR DOENTE. – Ele tem medo que aconteça algo grave e ele tenha que depender da saúde municipal. – Ele classifica a situação da saúde municipal como caótica. – Ele também acha que o atual gestor não conseguirá reverter a situação da saúde, uma vez que ele optou por obras – ele deixou de fazer o que prometeu em sua campanha, uma saúde de qualidade –

Tudo isso que eu vi na pesquisa é seríssimo,tira a qualidade de vida dos moradores. Uma cidade com esse medo é uma cidade triste,sem alegria, com os moradores sofrendo por antecipação ,angustiados. Ouço relatos de funcionários do hospital municipal, dos postos de saúde e das pessoas que deixaram de ser atendidas nesses lugares. Esses relatos confirmam o que a pesquisa mostrou. A pesquisa só veio comprovar o caos que está a saúde do município e o que algumas pessoas estão denunciando há algum tempo.Essa situação péssima da saúde,como classificam os moradores,é que tem levado o prefeito Marcelo Belitardo e os vereadores que o acompanham, ao descrédito que sofrem fora da bolha em que vivem.

Uma cidade em que os moradores vivem com o medo de adoecer,a rejeição do prefeito é resultado do medo deles,

a medida que o medo cresce a rejeição também cresce. A do Belitardo está nas alturas.

Por:TexasTimes/Érico Cavalcante