O Conselho Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, da maior cidade do Extremo Sul, rejeitou as contas do Orçamento de 2021 da Secretaria de Saúde da gestão do prefeito Marcelo Belitardo (UB). Reprovadas pela maioria corpo de 16 conselheiros, formado por diversos, setores da sociedade que tem função de fiscalizar a pasta. 

“Ele não cumpriu metas e assinou diversos contratos, que não estavam contemplados no plano, e que ele não passou pelo governo. Ele seguiu fazendo o que ele achava melhor”, afirmou representante do conselho. Outra razão apontada no parecer é o descumprimento de uma das metas do PMTF.

O caráter documental, analisa as resoluções registradas em atas de reuniões de um Conselho de Saúde, de forma a caracterizar o controle social em saúde realizado por esta instância. A maioria das resoluções referiam-se à aprovação ou reprovação de programas e projetos, oriundos da Secretaria da Saúde.

Outra razão apontada no parecer é o descumprimento de uma das metas do PMTF. Enquanto o documento previa melhor assistência, na região carente do município, a prefeitura tem sido ausente falta de medicamento estrutura básicas. 

“Tem encontrado em diversas unidades reclamação por parte dos usuários do sistema de saúde municipal . Isso foi uma agressão muito grande à questão da assistência às pessoas mais necessitadas”, disse um dos conselheiro.

Redação/PlantãoTeixeira