Eunápolis: Pelo menos 10 trabalhadores necessitaram de atendimento médico na manhã desta segunda-feira (18) após serem intoxicadas devido a um vazamento de amônia em um frigorífico de abate de frango na região de Mundo Novo, situado a aproximadamente 10 quilômetros do centro urbano de Eunápolis.

Gravações feitas por funcionários dentro da indústria Naturaves, localizada às margens da BR-101, revelam grande tumulto, com funcionários passando mal e sendo socorridos por colegas.

Não houve explosão, e o vazamento de gás foi localizado.

SOCORRO MÉDICO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou as vítimas ao Hospital Regional.

Até o momento da reportagem contabilizou a entrada de mais de 10 funcionários na unidade de saúde. Alguns foram transportados em veículos da própria empresa, enquanto outros utilizavam balões de oxigênio para auxiliar na respiração.

ATIVIDADES FORAM SUSPENSAS – A empresa anunciou que a situação já foi controlada e as operações foram suspensas de forma temporária, com previsão de retomada para a próxima terça-feira (18). Segundo informações oficiais, a área afetada pelo vazamento foi completamente isolada e está atualmente em processo de neutralização. Uma revisão adicional será realizada posteriormente para assegurar condições seguras de acesso ao local.

EFEITOS DA INTOXICAÇÃO POR AMÔNIA – Em frigoríficos, a amônia é principalmente utilizada em sistemas de refrigeração. Os efeitos da inalação da substância variam conforme o nível de exposição. O gás pode causar queimaduras nos sistemas digestivo e respiratório, além de poder levar a sangramentos nasais e labiais, redução na oxigenação sanguínea e danos renais.

Fonte: Radarnews