O décimo caso de raiva em morcegos em 2023 foi confirmado nesta quarta-feira (25), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Não há registros de pessoas infectadas com a doença. As informações são da Secretária Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, o animal não teve contato com humanos e foi encontrado no bairro Ponto Central. O primeiro caso de raiva animal em Feira de Santana foi registrado no dia 25 de agosto, em um morcego encontrado no bairro Caseb.

Devido aos novos casos, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai aplicar vacinas em cães e gatos até sexta-feira (27). 

Caso um morcego morto seja encontrado em Feira de Santana, o morador é orientado a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

Se a pessoa for mordida por um cachorro ou gato, ela também deve ir ao setor da antirrábica, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE) para acompanhamento. Há também diversos pontos de vacinação nos bairros Alto do Rosário, Santo Antônio dos Prazeres, e nos Condomínios Vila de Espanha, Parque das Cores, Terra Nova e Alegria 1. 

Verdinho